quinta-feira, 24 de abril de 2008

Regina Mello



Regina Mello-um pouco de tanto e tanto de tudo




Regina Mello transita , abelha e borboleta, ave e floco e espuma, entre o sua arte, sua poesia,sua fotografia,o MUNAP(Museu Nacional de Poesia-itinerante), a Galeria da Árvore,o Coletivo Kasa Vazia, como se flutuasse em busca de mel,sementes, novidades.
Inventou o Livro dos artistas:cada vinte e poucos convidados, fazem vinte e tantas páginas.Ela então, monta esse livro, singular para cada um deles.
Um , vai para o Exterior,a levar o nome de brasileiros, outro fica com ela, para arquivo e por aí, segue esse "ORIGINAL"- o título não poderia ser melhor-" Livro dos Artistas.
Os volumes de 2006 e 2007, serão lançados em breve, no Palácio das Artes, onde o primeiro aconteceu. Gosto de estar nele, porque o tema proposto foi absolutamente fascinante para minha mente de artista, escritora, poeta e psicóloga:"A Forma do Pote Vazio".Forma (com "o " aberto), ou forma, com "o" fechado, perguntei.Ela, marotamernte, deu de ombros a sorrir.Que os artistas se soltem, parece desafiar.E então, segui a perseguir as formas da forma, as formas da forma, o soma, a alma.Do pote.Da pessoa.Adorei a experiência. Para entrevistá-la, escolhemos o centro Cultural Terra Verde.Porque foi lá que tiveram início as reuniões do "Galeria da Árvore":partilha de café da manhã, com freutas e conversas,Divagações, debates, somas e trocas.E porque ela adora árvores.Essa em questão, forte e antiga mangueira.Claro, a artista-poeta saboreou a amarelice sumarenta.Sem falar das jaboticabas da outra, carregadinha. Os olhos claros, a pele clara, a esbeltez;e eis a mulher Regina, que cresceu no mundo feminino da moda, a brincar com retalhos e linhas,pois sua mãe, Francisca, era estilista na capital mineira.Costureira de mãos cheia.No ano passado, ela fez mostra em homenagem à genitora, com o nome dela.Enquanto está viva, uma boa idéia. Participou conosco da entrega de livros no Paz e Poesia (30/03/2008), mas não pode ajudar na organização:estava em Santa Rita do Sapucaí , com quarenta e oito "Sementes de Poesia".Selecionamos algumas para a "Chuva de Poesia"Sabe-se lá o que aprontou.Já espalhou saias vermelhas em ladeira de Ouro Preto, já cortou a cabeleira dentro de um tubo de tecido.

Mulher-menina -metamorfose, metamorfa, Morfeus te embala a sonolência, quando te colocas em estado Alpha, entre a vigília e o sono? Como poderias deixar uma grama de ideía ou uma fatia do tempo passar sem que saboreasses a criatividade das coisas, das pessoas? Essa é Regina Mello ,personagem de si mesma, nascida em Itaúna, mas simbiótica com a capital mineira, faz um bom tempo.Integra o POIETISAS(*), livro-álbum que Marco LLobus(**) e eu criamos para mostrar essas mulheres fascinantes,filhas da POIESIS.

(*) POIETISA é um projeto de livro-álbum , para tecer a memória das poetisas mineiras ou adotadas por Minas, que moram na capital ,Belo Horizonte, uma vez que foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.Tentamos, os dois autores, captar-lhes a alma, além do corpo, o corpo, aquém da alma.Estamos maravilhados.O Universo poético feminino é uma grande e bela colcha de retalhos.

Clevane Pessoa de araújo Lopes(***)
Poeta Honoris Causa pelo CBLP.

(**)Marco Antonio de Melo Rodrigues, conhecido pelo pseudônimo de Marco LLobus, tem no olhar , a inquietação do beija-flor, o mais guerreiro e incansável dos pássaros.E é com essa energia toda, que ele fotograva e entrevista as poetisas.Cuidador de projetos culturais, preside a Rede Catitu, que nos apoia no desenvolvimento desse projeto.É Cônsul de Poetas del Mundo.Ator.Autor.Artista.E poeta de nos fazer alinhavos na alma rompida.

(***)Eu:a que escreve o miolo das histórias, instiga com indagações e se compraz na posse dessas caixas de pandora, não a mítica, mas as caixinhas pessoais de cada uma dessas criaturas belas.Diretora Regional do InBrasCi (Instituto Brasileiros de Culturas Internacionais).Cônsul Z-C de Poetas del Mundo(em Belo Horizonte).Delegada da ALPAS XXI (A Palavra do Século XXI-Cruz Alta, RS).Patroness da AVSPE (cadeira Lindolf Bell).Representante do Movimento Cultural aBrace.Vice-Presidente do Imersão Latina.Na Rede Catitu, trabalha em divulkgação e no Núcleo "Clevane Pessoa entre Pessoas", um presente.
Postado por Clevane Pessoa e Outras pessoas às 16:34 0 comentários
Marcadores: Regina Mello-um pouco de tanto e tanto de tudo

domingo, 13 de abril de 2008

POIETISAS em MULHERES EMERGENTES(ME 18)





Foto do pré-lançamento da antologia Mulheres Emergentes, que aconteceu no Letras e Ponto da Poetisa Dagmar Braga,presente com sua poética.

Capa da antologia, em concepção de Selma Weissmann(www.selmaw.com)

Nela estão as Cônsules de Poetas del Mundo Tânia Diniz, Neuza Ladeira,Lívia Giulia Tucci,Regina Mello, que integrarão o POIETISAS.Além delas, Brenda Marques, que está comigo, além dessa, também em "Mulheres no Banquete de Eros"( Edit.aBrace), já lançada em Cuba.Todas são Cônsules de Poetas del Mundo na capital mineira.

Quero citar minhas amigas e conhecidas:

Neuza Ladeira:aquarelista, usa os mesmos talentos para escrever versos coloridos , cheios de nuances e revalções, mas também segredos a revelar.Autora de Opúsculos, seu livro de estréia (aNomelivros), acaba de lançar, pela Editora Urbana , Rio de Janeiro, no caprichoso trabalho de João de Abreu -também editor de meu Mulheres de Sal, Água e Afins-, seu doce e feminino "Quarto de Dormir, Quarto de Pensar",e que ela me dedica .No prelo, Os Comedores de Sonho, que prefacio.

Regina Mello:fotógrafa talentosa, faz performances e sua formação artística foi parte na Alemanha e parte no Paraná.Naturalmente, seus versos, refletem uma gama de expressões.Inqueita, adora a natureza,as árvores, por isso criou o grupo "Galeria da árvore, itinerante.Também é a inventora do "ORIGINAL", o Livro dos Artistas, onde cada um de nós participa com 25 trabalhos .participei do mais novo, cujo tema instigante foi "A Forma do Pote Vazio"

Lívia Giulia Tucci: cantora e forte intérprete de blues, professora de inglês, tradutora, revisora.Reuniu seus poemas mais significativos num belíssimo livro chamado O AVESSO DO CRISTAL.Requintada poetisa,esteve com Tãnia diniz desde os primórdios do mulheres emergentes.Depois, editou o folder literário EXTRAVIA.tanto em 1990 quanto em 1992,foi Prêmio Literário BDMG.Entrou com O Avesso do Cristal e também com "Dos Planos de Vôos" .

Essas três citas acima já foram entrevistadas ,fotgrafadas, filamdas e gravadas para o POIETISAS, do qual Marco llobus e eu estamos cuidando com o máximo de carinho e zelo..

Brenda Mars :apresentou poemas de ambas as coletâneas em uma performance em homenagem ao Mês da Mulher, março.Juntas, publicaremos "Almas Desnudas",em português e espanhol.Um projeto mais antigo, mas , que pela força de nossos muitos "que-fazeres",sofreu um pequeno adiamento.Em Natal, no I Congresso de poetas del Mundo, apresentará a performance "Os Sinos de Minas".

Andréia Donadon ,Governadora do InBrasCi(Instituto Brasileiro), que assina com "Deia Leal" suas telas, e, em Mariana, faz parte dos aldravista, cuja excelência de estilo é cada vez mais conhecida, gostou bstante dessa edição.No momento, expõe sua série EMARANHAMINAS,na pinacoteca da Universidade de Viçosa.

E ainda minha linda norinha Karina Araújo Campos, estudante de Psicologia na FUMEC,que acaba de ser Menção Honrosa no concurso da editora Guemanisse sobre MPB (com um ensaio ensaio) e que foi destaque em concurso,(com o conto "O primeiro sapato") cujos textos serão publicados em "Palavras de Abril", em concurso da Alpas XXI (Cruz Alta, RS)...Por isso, já mudei o ditado:nora de peixe , peixinho é.Brincadeira à parte,na verdade, ela herda da mãe, a artista plástica e Poetisa Graça Campos,e dos tios gêmeos, atores, prosadores e poetas, Leosino e Leonildo, "Os Leos", toda essa verve e emoção pelo belo.

Conceição Parreiras Abrittas a quem fui apresentda na UBT/MG (da qual hoje é Presidente Emérita após três anos de mandato consecutivos),e de quem já ouvi interessante palestra sobre a grande Florbela Espanca (por sinal,homenageada na última Terças Poéticas, por Odete Semedo (da Guiné Bissau),onde estavam várias das mulheres que escrevem poesia,pertence à Academia Municipalista de Letras e Academia
Feminina Mineira de Letras,empresta sua verve à antologia.

Edinéia Alves, que está comigo no CD OISE(anome livros).Revisei seu pungente mas bem humorado "Dos Olhos ao Coração"-Onde se fia a poesia:alinhava os contos com versos.Depois, recebi a feliz incumbência de Prefacira seu livro de poemas, Beijo de Lua. Homenageada e reconhecida em sua cidade, Contagem, de vez em quando traz sua corte a Belo Horizonte.

Iara Alves, esteve nas páginas de estalo, a revista e conosco integra o D'versos, antologia para a qual doamos dez poemas cada e será publicada em prol da ONG "Alô Vida", em caprichosa organização de Claudio Márcio Barbosa ,de estilo buliçoso e feminino, onde mescla o erótico à expressão de gênero.

Liria Porto:uma grande representante do erotismo feminino, já coloquei seus versos em meu site "Erotíssima".também compõe a plêiade do D'Versos, que reviso e acompanho a gestação plenamente.D'versos reúne ainda as faces de todos os poetas devidamente interpretadas pelo artista Wander Lara, que, com seu estilo marcante, empresta sua arte em prol da causa comum:a luta pela vida...


Depois do livro ser lançado, recebi um e-mail de alguém a quem muito quero conhecer:a descendente de indígenas, Profa.Graça Graúna, potiguar como eu, mas que reside em recife e que lança seu TEAR DA PALAVRA.Interessante, que ela possui um outro chamado Tessituras da terra e eu escrvi, há dez anos, meu TEAR DE TESSITURAS.Atavismos, sincronicidades...

Outra que está nesse livro, é minha cara Stella Machado, que mora em Juiz de Fora, cidade onde iniciei minha vida literária.Também com a editoria de Tãnia Diniz, publicou um belo livro de poemas ilustrados com telas (faz parte, pelo casamento, da talentosa família de pintores , os Bracher), chamado, acertadamente, de "GALERIA,MOSTRA DE POEMAS".

E ainda minha querida amiga ,a jovem poeta Marina Santos, professora, estudante de nutrição,autora do e-book "Facetas de Marina", cujos poemas conheço desde nascituros...

A conhecida Professora da UFMG ,Vera Casa Nova fecha o rol de autoras que formam esse buquê, por causa da letra inicial de seu nome.também ela teve seu Canto Zero, editado pela ME,wem 1997, centenário de Belo Horizonte, quando aconteceu a "Coleção Alamanach",da qual fazem parte significativos poetas.Fui-lhe apresentada quando aqui esteve Leila Miccolis,que , na feira do livro, apresentou seu Pequena Notável.

A edição do ME18 leva selo aNomelivros e a organização é de Tânia Diniz,das edições Alternativas.Conecida pela Poesia erótica e pelos Haikais, leva o estandarte no pioneirismo de valorizar a poesia feminina mineira. Há dezoito anos, começou a publicar poemas dessas poetisas - o que equivale ao "sou poeta " da grande Cecília Meirelles e é bem mais bonito, feminino oficial -conforme digo em poemas "Poetisa rima com sacerdotisa". Certa feita, coloquei na Internet o debate sobre "Poeta ou poetisa" e foi interessante:metade acha que deve ser poetisa, qual o médico escritor Paulo Camelo, que me lembrou que foi a aprtir de um versos de cecília, apenas por questão de rima, que impuseram o masculino à mulheres, que engoliram a isca.Metade , aprova o feminino oficial.Mas, o importante mesmo, é que receitem nossa poesia.Tãnia tem uma outra alegria com essa edição, além de recomeçar sua luta antiga pela poesia feminina:Ana Carolina, sua encantadora filha (que esteve conosco no Paz e Poesia), conhecida por Carol, estréia em livro.

As demais e igualmente talentosas participantes, são:Auxiliadora de Carvalho e Lago (qie integrou o PAZ e Poesia , dia 30/03/2008,em Belo Horizonte, conosco);Betriz Amaral;Débora Novaes de castro;Djanira Pio;Dóris araújo;Eliane Accioly Fonseca;Elizabeth Gontijo;Elza Ramos Amaral;France Gripp;Graça Rios;Ivete Walty;Letícia naveira;Lúcia Daniel;Maria de Lourdes Hortas;Micheline Lage;Mônica Anspach;Nazareth Fonseca;Raquel naveira;Silvana Pagano;Silvia Anspach;Simone necves;Tânia Pagano.

Leila Miccolis e Constância Lima Duarte, assinam , cada uma , um prólogo.A primeira, sobejamente conhecida , poeta e atriz, que com o artista plástico Uhracy Faustino, há anos mantém o Poetal BLOCOS ONLINE e a segunda, ,Professora na UFMG.

Quando devidamente autorizada, divulgarei poemas dessas mulheres cheias de beleza e graça.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Poeta Honoris Causa pelo CBLP para oito Paíes lusófonos.
Embaixadora Universal da paz ,pelo Cercle des Les Embassadeurs de la Paix-Genebra, Suiça.
Diretora Regional do InBrasCi em belo Horizonte,MG.
Delegada da ALPAS XXI (por MG e BA).
Representante do Movimento Cultural aBrace em MG.
Patroness da AVSPE.
Cônsul Z-C de Poetas del Mundo.


Observação:a titulação acima é uma forma de gradecer às entidades pela nomeação de meu nome para os citos cargos.
Clevane

Maria Fortuna



Foto:a poetisa, às voltas com a Lena Luci-espelho da mulher em transformação,em cujas charges ,as tiradas às vezes, fazem-me rir à bessa..

Maria de Jesus Fortuna é Assistente Social e passou um bom tempo ,até aposentar-se, no ex-INAMPS.
Pela editora Mazza, já pulicou dois livros :O Anjinho Que Queria ser Gente" e "O Pardalzinho Desconfiado".No prelo, "A Sementinha que Não Queria Nascer"-onde faço uma breve apresentação do contexto.
O primeiro, contém suas ilustrações no estilo singelo que caracteriza suas linhas, as mesmas que dão origem às tirinhas que abrigam a protagonista "Lena Luci", uma quarentona.Na família, o cartunista Fortuna.
A poesia para ela é a própia expressão da realidade que doura com palavras leves.Às vezes, gosta de espelhar os problemas sociais.
Espiritualista, gosta da Psicologia Transpessoal de Pierre Weil,a quem conheceu e com quem compartilhou uma boa amizade.
Já fiz uma parte da entrevista com ela - muito, sei de cor, pois é de meu convívio e foi colega de INAMPS-e o restante, acontecerá durante a sessão de filmagem e fotografia.

Regina Mello, multidirecionados talentos





Foto:
A entrevista que Marco Llobus e eu fizemos com Regina Mello foi no Centro Cultural Terra Verde.Encontro de fotógrafos , poetas, amigos.
Nessa imagem ,por exemplo, logo após as primeiras filmagens e gravações,Llobus clica Regina, que me flagra a comer deliciosas jaboticabas,e ,por sua vez,clica .

Marco fez belas fotos de Regina, mas estão resevadas para o livro, tal e qual a entrevista.

No blog , publicaremos pétalas apenas.As flores estarão no livro-álbum, um vergel.

Regina é inquieta e multifacetada.Adora criar e suas performances sempre têm um cunho feérico.Ela próprial, perfeita integrante da natureza que admira.Árvores, por exemplo.Criou a Galeria da Árvore ,que jsutamente foi inaugurada no entorno da grande e antiga mangueira do Terra Verde:um encontro de pessoas livres e criadoras, solidárias à beleza.E dirige o moderníssimo MUNAP, que é museu itinerante, a apresentar várias vertentes da POESIA.

Num de seus mais recentes trabalhos, apresentou, em Santa Rita do Sapucaí,MG, o SEMENTES DE POESIA.Mais de quarenta Poetrix.E o labor em andamento, é a fotografia das esculturas de Esthergilda Menicucci, também poeta, que já entrevistamos numa tarde especialíssima.

Regina Mello é uma das poetisas que integram o ME 18 (antologia que celebra os dezoito anos do mulheres emergentes, da haikaista e editora Tânia Diniz, com dois selos:anomelivros e -do Wilmar Silva e Edições Altrnativas)).O pré-lançamento já aconteceu, no Letras e Ponto e o lançamento oficial será no terças Popéticas de 13 de maio, no Palácio das Artes.A jornalista e performer Brenda Mars, fez um mix de poemas dessa e da antologia "Mulheres no Banquete de Eros", da Editora aBrace.
Esperemos que Regina realize uma de suas performances.

Cônsul de Poetas del Mundo,Regina teve algumas "sementes" distribuídas no evento Paz e Poesia, que aconteceu no domingo 30/03 na capital mineira.E ,se antes esteve em viagem e não pode participar das reuniões de organização(muito embora eu a represente, pelo MUNAP)integrou-se à plêiade de poetas quen se encontraram na Feira de Artesanato da Av Afonso Pena ,aqui na capital de MG, Brasil - e nos prestigiou com seu talento na fotografia.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

O Projeto Poietisa- Gênese





Nas fotos:Marco llobus , no evento "Poesia na Praça Sete", diz versos .Eu,com Neuza Ladeira,em casa dela,ela de azul, eu de vermelho, em colóquo, ao olhar atento de Marco Llobus(*).

Imagem antiga:-->"Árvore da vida"



O Universo feminino é um leque de nuances, sedas, filó, cabo de marfim e perfume de Mândalo.Rememórias, delicadezas insuspeitas e fortalezas espantosas.Onde o amor tem ninhos,mais de um, pois as POIETISAS amam de muitas maneiras e acolhem muitos pássaros em seus ninhais.
Os versos são extensão de ser.Mas sou mulher, falo de meu espelho interior...
Um dia, observei ao poeta Marco Llobus ,menino da idade de meu filho, bem, quase quarentão, revela ele a sorrir,que ele possuía seus poster-poemas virtuais, de fotografias-a poesia da vida-quais Hus Manos e Poetus (estes ora expostos,respectivamente, nos Centros Culturais S.Bernardo e Venda Nova),Poetus com versos de poetas mineiros sobrepostos, além do seu próprio classificadíssimo "Des/Classificados", mas que ainda não fiozera um trabalho específico com as mulheres que escrevem versos.
Dessa observação, nasceu-nos o desejo de começar por publicar um livro, com as poetisas com mais de cionquenta anos.A faixa etária não tenho a ver com a idade e sim , com a vivência a mais.
Marco resolveu que , no projeto, incluríamos o olhar de cada uma sobre a cidade onde douram seus panos verbais:belo Horizonte.E pensei na relação da Mulher com a Moda.
Resolvemos:fotos de ontem e de hoje.Os primeiros poemas e alguns atuais.
Quanto mais conversávamos a respeito, mais idéias surgiam.
Submetemos nosso projeto à Lei Municipal de Incentivo à Cultura.Foi aprovado e, munidos de uma lista básica de mulheres, mas a aceitar sugestões de nomes outros, lançamo-nos a campo.
O primeiro nome, de nossa amiga comum, Neuza Maria Ladeira,fomos a seu convite, no dia da entrevista, almoçar com ela e, na casa encantadora, ouvimos toda a sua pungente história de vida e de sua POIESIS.Torturada em quatro Estados, durante a Ditadura Militar e ainda mocinha, Neuza disse tantas e impactuantes coisas e leu muitos dos seus fortes poemas, que tivemos vontade de escrever um livro inteiro sobre ela.
Depois dela, outras.Todas singulares e talentosas.A maioria , também artista.
Agora, depois da ansiedade dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando é difícil espaço para entrevistas, retomamos os contatos. No intervalos, trabalhamos no projeto:anotações, revisões, fotos ,muitos telefonemas, encantamento.cada vez que saímos da casa de uma, tal nosso estado de excitação com a beleza apresentada, caminhamos enquanto conversamos.Marco leva sua bolsa cheia de material, uma vez que todas são gravadas, fotografadas e filmadas.Eu, a tralha feminina, às vezes de saltinho alto.Chegamos com livros.Ou flores.Ou velas perfumadas.Mimamos essas mulheres magníficas.Deixamos que abram suas pétalas , suas asas e apenas aconhamos os vôos.E já estamos loucos a pensar em outros volumes, continuações, desdobramentos.Queremos investigar outras faixas de idade.Fazer exposições com suas telas e esculturas, trabalhos vários.Conversamos sobre a noite de autógrafos primeira.Outras e outras.

(*) Marco Antonio de Melo Rodrigues,Presidente da Rede Catitu,gerenciador de Projetos culturais, Cônsul de Poetas del Mundo ,Contista, Violeiro, Ator, Artista Plástico(foi aluno de Mestre Larama).