domingo, 13 de abril de 2008

POIETISAS em MULHERES EMERGENTES(ME 18)





Foto do pré-lançamento da antologia Mulheres Emergentes, que aconteceu no Letras e Ponto da Poetisa Dagmar Braga,presente com sua poética.

Capa da antologia, em concepção de Selma Weissmann(www.selmaw.com)

Nela estão as Cônsules de Poetas del Mundo Tânia Diniz, Neuza Ladeira,Lívia Giulia Tucci,Regina Mello, que integrarão o POIETISAS.Além delas, Brenda Marques, que está comigo, além dessa, também em "Mulheres no Banquete de Eros"( Edit.aBrace), já lançada em Cuba.Todas são Cônsules de Poetas del Mundo na capital mineira.

Quero citar minhas amigas e conhecidas:

Neuza Ladeira:aquarelista, usa os mesmos talentos para escrever versos coloridos , cheios de nuances e revalções, mas também segredos a revelar.Autora de Opúsculos, seu livro de estréia (aNomelivros), acaba de lançar, pela Editora Urbana , Rio de Janeiro, no caprichoso trabalho de João de Abreu -também editor de meu Mulheres de Sal, Água e Afins-, seu doce e feminino "Quarto de Dormir, Quarto de Pensar",e que ela me dedica .No prelo, Os Comedores de Sonho, que prefacio.

Regina Mello:fotógrafa talentosa, faz performances e sua formação artística foi parte na Alemanha e parte no Paraná.Naturalmente, seus versos, refletem uma gama de expressões.Inqueita, adora a natureza,as árvores, por isso criou o grupo "Galeria da árvore, itinerante.Também é a inventora do "ORIGINAL", o Livro dos Artistas, onde cada um de nós participa com 25 trabalhos .participei do mais novo, cujo tema instigante foi "A Forma do Pote Vazio"

Lívia Giulia Tucci: cantora e forte intérprete de blues, professora de inglês, tradutora, revisora.Reuniu seus poemas mais significativos num belíssimo livro chamado O AVESSO DO CRISTAL.Requintada poetisa,esteve com Tãnia diniz desde os primórdios do mulheres emergentes.Depois, editou o folder literário EXTRAVIA.tanto em 1990 quanto em 1992,foi Prêmio Literário BDMG.Entrou com O Avesso do Cristal e também com "Dos Planos de Vôos" .

Essas três citas acima já foram entrevistadas ,fotgrafadas, filamdas e gravadas para o POIETISAS, do qual Marco llobus e eu estamos cuidando com o máximo de carinho e zelo..

Brenda Mars :apresentou poemas de ambas as coletâneas em uma performance em homenagem ao Mês da Mulher, março.Juntas, publicaremos "Almas Desnudas",em português e espanhol.Um projeto mais antigo, mas , que pela força de nossos muitos "que-fazeres",sofreu um pequeno adiamento.Em Natal, no I Congresso de poetas del Mundo, apresentará a performance "Os Sinos de Minas".

Andréia Donadon ,Governadora do InBrasCi(Instituto Brasileiro), que assina com "Deia Leal" suas telas, e, em Mariana, faz parte dos aldravista, cuja excelência de estilo é cada vez mais conhecida, gostou bstante dessa edição.No momento, expõe sua série EMARANHAMINAS,na pinacoteca da Universidade de Viçosa.

E ainda minha linda norinha Karina Araújo Campos, estudante de Psicologia na FUMEC,que acaba de ser Menção Honrosa no concurso da editora Guemanisse sobre MPB (com um ensaio ensaio) e que foi destaque em concurso,(com o conto "O primeiro sapato") cujos textos serão publicados em "Palavras de Abril", em concurso da Alpas XXI (Cruz Alta, RS)...Por isso, já mudei o ditado:nora de peixe , peixinho é.Brincadeira à parte,na verdade, ela herda da mãe, a artista plástica e Poetisa Graça Campos,e dos tios gêmeos, atores, prosadores e poetas, Leosino e Leonildo, "Os Leos", toda essa verve e emoção pelo belo.

Conceição Parreiras Abrittas a quem fui apresentda na UBT/MG (da qual hoje é Presidente Emérita após três anos de mandato consecutivos),e de quem já ouvi interessante palestra sobre a grande Florbela Espanca (por sinal,homenageada na última Terças Poéticas, por Odete Semedo (da Guiné Bissau),onde estavam várias das mulheres que escrevem poesia,pertence à Academia Municipalista de Letras e Academia
Feminina Mineira de Letras,empresta sua verve à antologia.

Edinéia Alves, que está comigo no CD OISE(anome livros).Revisei seu pungente mas bem humorado "Dos Olhos ao Coração"-Onde se fia a poesia:alinhava os contos com versos.Depois, recebi a feliz incumbência de Prefacira seu livro de poemas, Beijo de Lua. Homenageada e reconhecida em sua cidade, Contagem, de vez em quando traz sua corte a Belo Horizonte.

Iara Alves, esteve nas páginas de estalo, a revista e conosco integra o D'versos, antologia para a qual doamos dez poemas cada e será publicada em prol da ONG "Alô Vida", em caprichosa organização de Claudio Márcio Barbosa ,de estilo buliçoso e feminino, onde mescla o erótico à expressão de gênero.

Liria Porto:uma grande representante do erotismo feminino, já coloquei seus versos em meu site "Erotíssima".também compõe a plêiade do D'Versos, que reviso e acompanho a gestação plenamente.D'versos reúne ainda as faces de todos os poetas devidamente interpretadas pelo artista Wander Lara, que, com seu estilo marcante, empresta sua arte em prol da causa comum:a luta pela vida...


Depois do livro ser lançado, recebi um e-mail de alguém a quem muito quero conhecer:a descendente de indígenas, Profa.Graça Graúna, potiguar como eu, mas que reside em recife e que lança seu TEAR DA PALAVRA.Interessante, que ela possui um outro chamado Tessituras da terra e eu escrvi, há dez anos, meu TEAR DE TESSITURAS.Atavismos, sincronicidades...

Outra que está nesse livro, é minha cara Stella Machado, que mora em Juiz de Fora, cidade onde iniciei minha vida literária.Também com a editoria de Tãnia Diniz, publicou um belo livro de poemas ilustrados com telas (faz parte, pelo casamento, da talentosa família de pintores , os Bracher), chamado, acertadamente, de "GALERIA,MOSTRA DE POEMAS".

E ainda minha querida amiga ,a jovem poeta Marina Santos, professora, estudante de nutrição,autora do e-book "Facetas de Marina", cujos poemas conheço desde nascituros...

A conhecida Professora da UFMG ,Vera Casa Nova fecha o rol de autoras que formam esse buquê, por causa da letra inicial de seu nome.também ela teve seu Canto Zero, editado pela ME,wem 1997, centenário de Belo Horizonte, quando aconteceu a "Coleção Alamanach",da qual fazem parte significativos poetas.Fui-lhe apresentada quando aqui esteve Leila Miccolis,que , na feira do livro, apresentou seu Pequena Notável.

A edição do ME18 leva selo aNomelivros e a organização é de Tânia Diniz,das edições Alternativas.Conecida pela Poesia erótica e pelos Haikais, leva o estandarte no pioneirismo de valorizar a poesia feminina mineira. Há dezoito anos, começou a publicar poemas dessas poetisas - o que equivale ao "sou poeta " da grande Cecília Meirelles e é bem mais bonito, feminino oficial -conforme digo em poemas "Poetisa rima com sacerdotisa". Certa feita, coloquei na Internet o debate sobre "Poeta ou poetisa" e foi interessante:metade acha que deve ser poetisa, qual o médico escritor Paulo Camelo, que me lembrou que foi a aprtir de um versos de cecília, apenas por questão de rima, que impuseram o masculino à mulheres, que engoliram a isca.Metade , aprova o feminino oficial.Mas, o importante mesmo, é que receitem nossa poesia.Tãnia tem uma outra alegria com essa edição, além de recomeçar sua luta antiga pela poesia feminina:Ana Carolina, sua encantadora filha (que esteve conosco no Paz e Poesia), conhecida por Carol, estréia em livro.

As demais e igualmente talentosas participantes, são:Auxiliadora de Carvalho e Lago (qie integrou o PAZ e Poesia , dia 30/03/2008,em Belo Horizonte, conosco);Betriz Amaral;Débora Novaes de castro;Djanira Pio;Dóris araújo;Eliane Accioly Fonseca;Elizabeth Gontijo;Elza Ramos Amaral;France Gripp;Graça Rios;Ivete Walty;Letícia naveira;Lúcia Daniel;Maria de Lourdes Hortas;Micheline Lage;Mônica Anspach;Nazareth Fonseca;Raquel naveira;Silvana Pagano;Silvia Anspach;Simone necves;Tânia Pagano.

Leila Miccolis e Constância Lima Duarte, assinam , cada uma , um prólogo.A primeira, sobejamente conhecida , poeta e atriz, que com o artista plástico Uhracy Faustino, há anos mantém o Poetal BLOCOS ONLINE e a segunda, ,Professora na UFMG.

Quando devidamente autorizada, divulgarei poemas dessas mulheres cheias de beleza e graça.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Poeta Honoris Causa pelo CBLP para oito Paíes lusófonos.
Embaixadora Universal da paz ,pelo Cercle des Les Embassadeurs de la Paix-Genebra, Suiça.
Diretora Regional do InBrasCi em belo Horizonte,MG.
Delegada da ALPAS XXI (por MG e BA).
Representante do Movimento Cultural aBrace em MG.
Patroness da AVSPE.
Cônsul Z-C de Poetas del Mundo.


Observação:a titulação acima é uma forma de gradecer às entidades pela nomeação de meu nome para os citos cargos.
Clevane

Um comentário:

Ana Carol Diniz Hassui disse...

Olá Clevane,
fiquei até arrepiada com a linda homenagem que vc fez ao trabalho da minha mãe, a mim e a todas as outras poetisas (gosto mais) desta obra.
Obrigada por nos divulgar!
p.s. se quiser, pode me publicar, como vc bem disse, os laços de peixes, são muitos, filhas, noras, amigas, amores... o importante é aproveitar essa veia!

um abraço,
Ana Carol