terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

WHOHUB entrevista Regina Mello


Regina Mello, em entrevista para o WHOHUB:

"ARTE

O que você faz? Como você se define?
Sou uma artista visual e poeta incansável! Vivo da arte e pela arte!
Coordeno quatro importantes programas do Museu Nacional da Poesia do qual sou diretora: o Original - livro de artistas, a Galeria da Arvore no Parque Municipal, o Sementes de Poesia e o Intercambio Internacional Artístico-Cultural.

www.reginamellobr.blogspot.com
www.galeriadaarvore.blogspot.com
www.sementesdepoesia.blogspot.com

Qual é sua mensagem?
Arte para todos!
Que todas as pessoas possam fazer arte independente de profissão.

Sua biografia em quatro linhas
Curso Artes Plásticas na Escola Guignard e graduou-se em Escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Possui uma formação multidisciplinar em artes plásticas, fotografia, performance e literatura. Promove e realiza oficinas poéticas, encontros, projeções poéticas. Realizou 32 exposições - individuais e coletivas -, bem como performances e instalações no Brasil e exterior, além da participação especial no livro de artistas 'Die Nummer Sechzig'- Berlim/Alemanha.

Você publica seu trabalho na rede? Onde podemos vê-lo?
www.reginamellobr.blogspot.com
www.reginamello.oi.com.br
http://www.artistasvisuais.com.br/consultaimagemartista.as (...)

Como nasce uma idéia? O que é para você a inspiração?
Uma idéia pode nascer a qualquer momento. A partir de um desejo, uma imagem, um texto, uma contemplação, um pensamento, uma cor, um silencio, uma reflexão, um som, uma ação ou um sentimento.

Que papel tem a tecnologia em seu processo criativo?
A tecnologia está presente o tempo todo em nossa vida. Não podemos esquecer que tecnologia está presente até mesmo numa caneta, pincel ou câmera fotográfica . Então, a tecnologia é parte integrante do meu processo criativo sempre. Atualmente, trabalho com fotografia digital.

O que é arte?
Arte é poesia! É a pérola dos seres vivos, considerando que as plantas e os animais também são seres criativos, criadores e sensíveis.
Arte é liberdade de expressão!

Em que circunstancias você tem as melhores idéias?
Quando estou realmente emocionada! Tocada por algo que me leva a flutuar!
Como por exemplo contemplar uma orquídea.

Como você corrobora se uma idéia é boa?
Precisa ser imperial!

Três idéias criativas que você gostaria que tivessem sido suas.
A instalação de roupas penduradas em cabides de ossos de Louise Bourgeois.

Quando e como você começou a ver você mesma como artista?
Como muitas outras coisas na vida, observando!
Foram anos e anos, observando e analisando o que realmente tinha importância na vida. Foi observando a emoção que sentia diante de uma obra de arte, por mais simples e singela que fosse. Foi olhando para trás. Olhando minha historia de vida. O que realmente ficou marcado em minha memória e qual o seu valor em mim. Onde e como o meu olhar se deitava. Em 1973 decidi fazer um curso de pintura e tudo começou.

Por que tantos artistas e criadores têm personalidades voláteis?
Porque são seres livres.

Você se considera pós moderna?
Não, sou contemporânea

Como uma obra artística deve ser avaliada?
Avaliada?

O artista deve se reinventar a cada dia?
O artista é um ser em constante mutação.

Que artistas você admira e de que maneira têm influência em sua obra?
Beuys
Matisse
Picasso
Eles confirmam minhas idéias.

Qual é sua opinião sobre os subsídios públicos para a arte?
Os subsídios públicos precisam vir para as mãos dos artistas sem restrições, sem avaliações de projetos. Artistas não fazem projetos, artistas têm idéias e eles próprios as executam.
Os artistas precisam ser subsidiados para que possam realizar suas idéias como se faz na Holanda. O artista é patrimônio publico e deveria ser tratado como tal.

A arte autêntica é a arte necessária?
Para ser arte tem que ser autêntica e a arte é necessária.

Você sofre ao se desprender de uma peça que tenha vendido?
Não, vender uma obra é uma honra! É prazeroso ter um pedaço de si espalhado pelo mundo.

Ao comprar a obra, estamos mais que nada comprando o artista?
Não comprando o artista mas parte dele, sua obra.

Para a arte não há guia. Como você sabe qual é a próxima coisa a fazer?
Odeio guias, mapas, normas, bulas... É sem regras que gosto de viver, nunca sei qual o próximo passo a seguir, basta-me caminhar para a frente.

O que você acha de que grande parte das obras de arte contemporânea que os museus exibem seja de artistas que já faleceram?
Muito simples! Como a arte contemporânea na maioria das vezes é incompreendida, ninguém quer investir. Mas depois que o artista está morto é diferente, passam a ser obras limitadas, aumentando seu valor.

Que papeis jogam em sua trajetória as figuras de marchante, representante, galerista, e intermediários em geral?
São muitas vezes necessários, mas estão longe de ser o que o artista precisa. São muitas vezes grandes exploradores comerciais e sem nenhum profissionalismo.
Se o artista tivesse seu atelier os compradores poderiam comprar diretamente dos artistas e ainda conhecer seus processos de criacão.

Que tipo de encomendas você costuma receber?
Sao bastante variadas.

Qual de seus trabalhos é o que você mais gosta?
Para Guardar a Alma

Você coleciona algum objeto?
Sim, coleciono latas, esqueletos de pequenos bichos, cédulas, canetas, obras de arte, conchas, pedras e mais um monte de coisas.

Que portais online de arte você freqüenta?
www.canalcontemporaneo.art.br

O que você aconselharia aos iniciantes?
Persistir!"
Endereço web desta entrevista: http://www.whohub.com/reginamello

Divulgação:
Clevane Pessoa ,Diretora regional do InBrasCI
Pesquisadora do MUNAP.

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