quarta-feira, 23 de julho de 2008

Líria Porto- sutileza e sensualidade




Em foto de Llobus, Líria Porto e eu.A POIETISA nos recebeu em sua casa cheia de livros e paz, na Serra.

As características de Líria enquanto poeta são sua sensualidade e a concisão com que escreve.Lapida, até tornar-se aldravista sem saber:aldravismo é uma Escola Artístico-Loterária de mria, que provilegia a metonímia.Ela sorri, enquanto brinca e nos diz que ,qualquer dia, fará versos quase sem palavras .Dessa forma, a rica sutileza, expressa-se em poemetos preciosos, aquela coisa dos pequenos frascos e melhores perfumes franceses-ou venenos,Sim , lapida carvões naturais ,obtidos no mais íntimo de seu self,destinados a se tornarem diamantes de intenso bilho, vejamos:

TRISTEZA(Líria nos enviou a gravura de Cherry Wood acima, para ilustrar esse poema):

tristeza
líria porto

as lágrimas secaram
chorei sal
aquele foi um mal irreparável
tal como se o mar se evaporasse
e eu tivesse que remar
tocar o barco

*

A POIETISA foi casada com psiquiatra -portanto, familiarizada com ps meandros da mente humana, pelo menos no conhecimento dos termos.Veja a tríade abaixo (Ela escreve:"rem (o sono rem, que nos permite sonhar) / ego / id / perplexidade:


rem (*)
líria porto

o corpo quieto estirado na cama
a alma vagueia por mundos e sonhos
e vai à espanha toureia o toureiro
e vai onde estejas te beija te beija
igual passarinho por ninhos e longes

conhece outros mares navios lugares
piratas corsários reinados rebanhos
a alma é livre o corpo escravo
e peca e cansa padece envelhece
enquanto a alma prossegue encantada

*

ego
líria porto

eu de mim não me queria
minhas grandes inconstâncias
minhas tantas insolências
meu saltitar cansativo
e de mim quase abortei

então de mim fui ficando
fui gostando dessa mim
acomodando-me as beiras
e se eiras eu não tinha
agora tenho

eu de mim já muito quero
pus-me à frente em minha fila
mas porém sem holofote
dessa luz eu não preciso
tenho eu clarão de mim

*
id
líria porto

há dias que sou assim
a sombra da minha sombra
e meus pés pisam repisam
as minhas próprias pegadas
sei curvas sei obstáculos
não sei porém desviar-me

passeio sobre meus passos
caminho nos descaminhos
erro sempre os mesmos erros
repito as mesmas palavras
sou sombra da minha sombra
a perseguir-me o passado





E é pessoa de muita leitura, desde a infância-foi menina precoce, viva, levada e a leitura ,por certo, a sossegava fisicamente mas inquietava ainda mais o espírito buliçoso.

Outra amostra , que fecha a série rem:

perplexidade
líria porto

o mundo
é uma bola quadrada
que gira parada
fincada no espanto

(*)"Rapid eyes moviments", a fase do sono em que os olhos se mexem , sob as pálpebras fechadas e a atividade onírica, reveladora, nos mostra nossas próprios simbolismos, medos e desejos (Clevane Pessoa-palavra de Psicóloga )

Aguarde mais ,sobre a POIETISA, que também está na antologia D'VERSOS, onde os poetas doaram , cada qual, poemas para dez páginas, em prol do ALÔ VIDA(**).A coletânea reúne nomes muito expressivos , com capa e ilustrações do grande atista plástico Wander Lara em organização meticulosa do poeta Claudio Márcio Barbosa.No prelo.E lembro que Líria Porto, durante um bom tempo, também foi voluntária no CVV(***).

(88) e (***) ALõ Vida e CVV:entidades sem fins lucrativos que ajudam, por telefones, pessoas em crise a superar as dificuldades e que têm evitado um sem número de tentativas de suicídio.Funcionam com voluntários bem treinados.

Nenhum comentário: