quinta-feira, 7 de agosto de 2008

MARIA FORTUNA







Nas fotos, Maria de Jesus Fortuna Lima (Maria J.Fortuna), é ouvida atentamente por Marco Llobus, Fernando Fabrini, presente à entrevista e por mim (aqui, atás da lente).

Estávamos em seu apartamento, decorado com anjos e borboletas, telas.A escritora de livros infantis e POIETISA, é principalemnte , autora de livros infantis.Tudo começou quando ela escreveu e desenhou a bico-de-pena,"O MENINO DO VELOCÍPEDE", oferecido "Ao menino Nello em sua estrada sem atalhos", com prefácio de Antonio Roberto conhecido autor e homem público na capital mineira, padrinho de sua filha Maria Fernanda .Publicado em "edição do autor", esgotada, mas ganhei dela uma cópia.
Depois, para atender a uma questão proposta por uma sobrinha -Claudia Lagoa Lima - (comentaremos depois, em outro momento),escreveu a A INCRÍVEL HISTÓRIA DE AMOR DE MIMO & DEDÉ, este prefaciado por , nada menos ,Pierre Weill, com quem conviveu.As ilustrações são dela, o prefácio de seu editor, o escritor Geraldo Eustáquio.
Mais tarde, partiu ara seu livro mais conhecido, já em segunda edição, pela editora Mazza "O ANJINHO QUE QUERIA SER GENTE", livro de cunho espiritual, mas perfeitamente compreensível para leitores de todas as idades.
A seguir, veio O PARDALZINHO DESCONFIADO, uma alegoria que trabalha vários sentimentos importantes -medo , desconfiança,em oposição aos positivos.As delicaas ilustrações são de JOSIAS MARINHO.A edição é da Mazza.

Agora, a essa editora preparou uma edição especial de A SEMENTINHA QUE NÃO QUERIA BROTAR, que será lançado em Portugal , onde ela terá um encontro com as crianças lusas -e no Brasil.

Maria Fortuna ilustra livro de outros autores, entre os quais," MEDO DE ESCURO" de Luiz Augusto Hippert Soares, poeta mineiro.

Declamadora na infância, Maria Fortuna escreve uma poesia que transita entre a erótica e a transcendental,numa lavra muito interessante.

Um pouco de seu poemário:

Teus odores


Meu corpo
Rastreia teus odores
Como fera faminta
Percorre montanhas e vales
Vagabundeia nos deslizes
Onde o suor lambusa
Meus desejos manhosos
Eriça todos os pelos
Brinca de escorrega
De forma lúdica lânguida
Pulsa com o coração
Desperta a criança
Desperta a mãe
Desperta a mulher
E eu te respiro
Como se fosse morrer
A qualquer momento...


Rio de Janeiro, 24.10.2004
----------------------------------------

Um comentário:

Anônimo disse...

wow nice blog