terça-feira, 19 de agosto de 2008

NEUZA LADEIRA e os COMEDORES DE SONHOS




Neuza Ladeira, que em linguagem amargamente poética, responde em rítmo soturno e legítimo , poesia em prosa tinta de carmim e púrpura, chumbo e cinzas,a respeito dos tortrados e , por tabela, torturadores, é uma das poietisas que de nosso livro -álbum POIETISA:

"Um pensamento dançado é entendido mas uma alma escondida é feroz"

"Prezado Sr. Clóvis Rossi sobre o artigo Tortura e punições

Em relação às confusões tenho duas categorias a acrescentar que muitos agentes do estado agem como delinqüentes .
Que tortura é barbárie sem fronteira pois até os nossos dias isto é corriqueiro comum e vagabundo.
A impunidade sim esta lepra milenar herdada como a historia que nos foi contada, entendo como conceitual e por milênio factual .
Agora os assassinatos grotescos como Vladimir , Rubens Paiva, Carlo Alberto e outros...anda se tornando um caso corriqueiro nos dias atuais.
A morte novamente nos ronda com sua dark história pois uma democracia jamais supõe não se aplicar o conceitual a lei assim ao fazê-lo educa seu povo contra o factual os hábitos antigos já há muito embrutecidos.
Agora como ex-prisioneira política do governo Médici torturada pelo delinqüente Fleury e aguardando a hora que este governador cumpra com a lei pois o seu Estado foi um dos emplacáveis na tortura aos prisioneiros políticos.
Perdida num oceano... o vácuo a tortura o medo delira em labirintos de memórias e escondida onde ficou impresso o eco contando história da negritude e sílica da gente.
Jamais posso esquecer os jardins de 1970 onde cravos e martelos novamente em uso Neuza Ladeira"

Amiga de Neuza, convivo com as sequelas, com essa alma que foi embora num momento pior-se é que os haja- de tortura e que voltou, embora ela ainda não a tenha encontrado, camuflada em Poesia.Essa alma-de-poeta e de aquarelista é capaz de captar nuances meigas e sutis e , generosamente, oferecê-las ao mundo.

Não se espere por palavras encadeadas ou conceitos amarrados.A voz é livre e o pássaro voeja em alturas.Esqueça regras:ela criou novas normas, para SER e Estar, sem nenhuma inocência a lavar-lhe os olhos.

E a canalização do horror gerou essa poemática sui generis.Tenho a responsabilidade e o envolvimento de prefaciar seu melho livro, OS COMEDORES DE SONHO, ainda inédito.
Embora não se possa esperar lirismo, sua POIESIS é brutamente delicada.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Poeta Honoris Causa , pelo CBLP ,Diretora Regional do InBrasCI em Belo Horizonte, MG,da presidência do IMEL (Inst.Imersão latina)



Clevane Pessoa de Araújo lopes

Nenhum comentário: