sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Os gatos do Parque Municipal , na arte de Iara Abreu.







Imagens:Iara, com Eliane veloso e Regina Mello ela é a de casaco marrom);um de seus desenhos de gatos;desenho do aprque Municipal(de outra mostra), fotos minhas dos gatos.Que gostam do luar, sabemos.E de Poesia? É possível.


O Museu Nacional da Poesia-MUNAP-, genial insigth de Regina Mello, que o começou de mansinho e que vem se ampliando cada vez mais,, uma idéia de luz que anda a iluminar muitos momentos preciosos, realiza, a cada segundo domingo do mês , na praça dos Fundadores, dentro do Parque Municipal, em Belo Horizonte,um delicioso sarau a céu aberto.

Mas , para o luar do dia 21 de julho , o diretor do parque, Homero,foi ao microfone e convidou todos para uma ediçã especial que não deria das 10 ao meio dia, mas à nboite.O parque em geral, não é aberto ao público nas segundas feiras-e foi aberto para os poetas e sua poesia.

Adoramos.Enquanto eu clicava para fotografar os presentes, bichanos se aproximavam e até posavam apara as fotos.,

Quando fomos embora, minha amiga Mariinha (*) e eu, com o casal de artistas Conceição R.Moreira e Adão Rodrigues,ela uma das nossas POIETISAS,encontramos vários chaninhos pelo caminho ,que até paravam para esperar o flash.Não era feitiço de lua, mas condicionamento puro.E charme para ganhar comida...


Iara Abreu, que trabalha com poesia visual, contara-me : sempre que ia desenhar no parque , eles a cercavam-e ela os desenhava.Os trabalhos resultarm em uma exposiçãp, realizada pela GALERIA DA ÁRVORE, também coordenada por Regina,que fica na Alameda das Boungavilles, também no parque .

Liguei a TV e vi uma reportagem,onde Homero, que adora poesia, falar desses bichanos.
Inclusive, podem ser adotados.Então, pedi a Iara que me enviasse alguns desses desenhos e ela o fez.

Posto aqui, para nosso deleite, um bichno e um olhar da artista sobre o parque (de outra mostra.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

N:Iara Abreu é uma de nossas próximas entrevistadas.Na foto, ele está , na noite do lançamento do ORIGINAl, Livro de Artistas, com Regina mello sua idealizadora e a fotógrafa Eliane velozo, poietisas.

Escrevi um peominha para crianças, mas dedicado criança que dormita na alma da Iara Abreu.:

A intenção dos gatinhos

Os gatos do Parque Municipal
parecem gostar de luar
e apreciar Poesia em noites de sarau.
Võ chegando, se batemos retratos,
começam a posar.
mas, na verdade, não é feitiço de lua.
É condicionamento, charminho puro,
de quem sempre acaba por ganhar
alguma comidinha...
Gatinhos poetas?
Não, gatinhos espertos,
a fazer marketing
porque querem ser adotados...

Hum , hum!
Você quer um?

Clevane Pessoa

E agora estou desenhando um livreto infantil.Meu amigo Maco Aurélio Lisboa e eu, há tmpos, fazemos poemas sobre bichanos, mas ele que os cria, tem uma bela coleçãp de haikais .Destes,vários que foi declamada pela esposa Wal, no Reestaurante D.Preta, em novembro de 2007.Estamos aguardando a publicaçãp, pois são encantadores.

Nenhum comentário: